terça-feira, 27 de julho de 2010

Efeito Placebo

Eh lááá...o Brainossome já passou dos 100 visitantes (smile) obrigado!

Voltando ao assunto que me trouxe hoje aqui:

O efeito placebo é o nome que se dá a um fenómeno de mentalização psicológica do nosso cérebro a um determinado factor. Há vários tratamentos médicos que se regem à base da criação deste efeito, e também os chamados "medicamentos placebo".

Passo a explicar melhor e a exemplificar:
Se eu me mentalizar que não tenho frio, não vou, de facto ter frio.
Se eu me mentalizar que não tenho dores, não vou, de facto, ter dores.

Indo um pouco mais longe...

As pessoas que se mentalizam de que são saudáveis e fortes, têm um reduzido número de problemas ao longo da vida do que as que não pensam nessa questão ou que as que são hipocondríacas.

Na hipocondríase, existe um problema mental em que a pessoa pensa que tem todo o tipo de doenças e comichões, e quanto mais pensa que as tem, mais as sente.

Em relação à medicação, se eu sofro de uma alergia e o médico me receitar "uns comprimidos que me vão de certeza curar", eu mentalizo-me de que vou ficar boa se os tomar, independentemente do conteúdo da caixa... Ou seja, ele pode ter-me dado uma caixa de vitaminas e ter-me dito que era Aerius (um medicamento que cura alergias), sendo que essas vitaminas são "medicamento placebo"...

Isto acontece...e se o leitor reparar, estas situações fazem algum sentido no dia-a-dia, mas, de facto, o poder da mente é fantástico, e, por isto, o efeito placebo consegue ir ainda mais longe, sendo que me refiro àquelas pessoas cuja mente domina sobre a matéria: pessoas que não sentem qualquer tipo de dor, ou pessoas que afirmam mover objectos com a mente (pessoalmente não acredito muito nesta última), ou pessoas que, muito por influência de religiões e crenças, acabam por ter influência sobre os outros.

Para saber mais, recomendo um clique em Efeito Placebo
E a leitura do livrinho habitual "A Alma está no Cérebro" de Eduardo Punset

4 comentários:

Shadow disse...

se conseguirmos explorar as capacidades do cérebro no que toca à regulação do organismo (conscientemente) podemos conseguir coisas inimagináveis, como induzir ataques de pânico ou raiva para aumentar a nossa capacidade física (seria muito útil em vários desportos) ou diminuir o ritmo cardíaco ou respiratório (e do mesmo modo, aumentar).
A mente pode, nós é que não a exploramos... falta a cada um aperceber-se do que é capaz, não vão sair manuais com isto....

StarSuh disse...

É verdade Shadow, mas induzir ataques de pânico não é uma boa ideia...se pretenderes melhorar o teu organismo conscientemente não podes provocar algo que te faça ter atitudes inconscientes... A ideia aqui é dar privilégio à mente, em vez de dar à capacidade física...
E quanto à ideia dos manuais, é triste não se ensinarem coisas destas nas escolas...

Gerson Viana disse...

Lembro-me de várias vezes ter visto o efeito placebo, em episódios do Dr. House

StarSuh disse...

Claro que aparece, mas mesmo em situações do nosso dia-a-dia este efeito acontece.