sábado, 24 de julho de 2010

Curiosidade Científica do dia

O faro do cão é cerca de 40 vezes superior ao olfacto humano! Os cães utilizam mais superfícies para reter os cheiros, como a língua.

Frases do Dia

Frase Científica do dia:

"Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo." Galileu Galilei


Frase Filosófica do dia:

"O que sabemos não tem valor. O valor está no que fazemos com o que sabemos" Bruce Lee

sexta-feira, 23 de julho de 2010

A manipulação pela publicidade

Cada vez que vejo televisão, nomeadamente as meias horas de anúncios e publicidade a produtos, fico extremamente indignada, pois apercebo-me de irregularidades e estupidezes que fazem autênticas "lavagens ao cérebro" aos coitados que acreditam naquilo...

Eu passo a exemplificar:
1. Anúncio do Actimel: tem 10 mil milhões de L.Casei Imunitass...e se eu não lamber a tampa? porque é que não são 9999 milhões? Contaram-nos? E já agora o que são os L.Caseis imunitasses? Um nome bonito fica bem, claro que fica, mas podiam clarificar que se trata de uma bactéria que, quem bebe, não dá pela sua presença, porque já vi pessoal a beber disto e ficar uma semana de cama com as defesas em baixo...pois é...

2. Já devem ter ouvido coisas do género (não me recordo a marca do flúor) "flúor que elimina 99,9% das bactérias existentes na boca"...Acontece que muitas das bactérias que existem na nossa boca só lá estão para evitar que outras bactérias menos boas entrem para a nossa boca...ou seja, se um flúor elimina 99,9% das bactérias, vai mandar pro inferno as bactérias boas e as más...assim, a probabilidade de apanharem infecções aumenta...

3. O anúncio mais ridículo que vi, foi hoje de manhã "troque o seu ouro por dinheiro, envie-nos o seu ouro, nós avaliamos e enviamos de volta" com um senhor inglês a falar (pelos lábios), com um senhor português a dobrar... Mas quem é que confia nisto??
Podia aqui arranjar dezenas de exemplos, mas deixo essa tarefa para vocês, tipo um jogo "Verdade ou mentira"...
Eu não acredito na publicidade, mas a Natureza Humana tem na sua personalidade a Influenciabilidade...e nem sempre é bom ser cego à realidade, nem ser influenciado/manipulado... Infelizmente não é só a publicidade que se aproveita das pessoas...

Curiosidade Científica do dia

As unhas da mão esquerda crescem mais rápido que as unhas da mão direita!!

(e se for uma daquelas pessoas que lida com lixívia, ou pratica natação numa piscina com cloro, o crescimento das suas unhas será mais rápido!)

Frases do Dia

Frase Filosófica do dia:

"Nunca deixo de ter em mente que o simples facto de existir já é divertido" Katherine Hepburn


Frase Científica do dia:

"Vivemos numa época perigosa. O homem domina a natureza antes que tenha aprendido a dominar-se a si mesmo." Albert Schweitzer

Vídeo da Semana

O vídeo da semana vai passar a ser publicado às sextas-feiras, e caso me esqueça, noutro dia qualquer.




Este é Maksim Mrvica, um compositor e pianista croata, que impressiona qualquer pessoa com a "velocidez e rapidade" com que manuseia o piano. É de arrepiar! O cérebro deste senhor (não tem problema nenhum, desde já afirmo) tem o lado direito muito mais desenvolvido que o esquerdo...este lado é o correspondente à criatividade, e que é mais desenvolvido nos artistas de música, pintura, cinema... No entanto, esta enorme capacidade de coordenação é de louvar!

Stellarium


Esta aplicação é um simulador virtual do céu. Permite ajudar o observador a localizar-se, a localizar constelações, galáxias, planetas e outros objectos o céu. Se quiser aprender mais sobre Astronomia, esta aplicação é ideal. É um programa bastante seguro, não dá problemas e funciona em todos os sistemas operativos.

Experimente o Stellarium


PS: O download é legal!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Curiosidade Científica do dia

Passamos em média 20 anos da nossa vida a dormir!

Frases Científica e Filosófica do Dia

Frase Científica:

"Nada é maravilhoso demais para ser verdadeiro se formos consistentes com as leis da Natureza" Michael Faraday


Frase Filosófica:

"Se julgares as pessoas, não tens tempo de amá-las." Mark Twain

Ataques de Pânico

Em resposta a uma mensagem de um leitor, hoje vou falar um bocadinho de ataques de pânico, como se desencadeiam, e que efeitos têm nas pessoas. Desde já sublinho que não estou a falar da síndrome do pânico, mas sim apenas do ataque.

Um ataque de pânico é desencadeado após aumento de adrenalina no sangue. Esta libertação , em excesso, só existe quando está em causa a integridade física do ser humano, ou da vítima, como instinto de sobrevivência. Excesso de ansiedade, stress ou medo podem levar à libertação desta hormona em grandes quantidades, e conduzir ao ataque de pânico.

A adrenalina, nesta situação, quase que nos confere capacidades sobre-humanas, pois aumenta o nosso ritmo cardíaco para valores impressionantes (o que vai oxigenar os tecidos e órgãos muito mais depressa), permitindo aumentar a nossa força até três vezes mais que o normal (também faz aumentar a força de contracção do miocárdio, pelo que o sangue é impulsionado com muito mais força). Provoca também a vasodilatação, ou seja, torna mais fácil ao organismo perder o calor que se gera nas passagens do sangue; e o relaxamento dos brônquios, para nos permitir respirar mais eficientemente...

Se um ataque de pânico nos torna quase "super-homens" porque é que não estamos permanentemente em pânico, para ter o máximo rendimento no desporto, por exemplo? Isto não é brincadeira nenhuma. Numa situação destas quase perdemos a consciência de quem somos, e até podemos colocar a vida de outras pessoas em risco; isto só acontece devido a um determinado estímulo que diz ao nosso cérebro que é necessário lutar pela vida a todo o custo... Toda a energia do nosso corpo vais estar centrada no objectivo de fazer com que o organismo se mexa o mais rapidamente possível, e tente sobreviver.

Esta pesquisa não foi fácil, pelo que, para mais informação, aconselho a que visitem os sites:
Adrenalina
Pânico

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Curiosidade Científica do dia

Existem 6.670.903.752.021.072.936.960 formas de distribuir os algarismos de 1 a 9 nos 81 quadrados do sudoku!

Hmmm acho que são poucas, vou jogar isto tudo! :D

Frase Científica do Dia

Um génio é composto por 1% de inspiração e 99% de trabalho e suor" Thomas Edison

Frase Filosófica do Dia

"A força não provém da capacidade física, mas sim de uma vontade indomável" Mahatma Gandhi

Robots e Emoções


Um dos grandes quebra-cabeças dos cientistas que estudam a relação entre a robótica e o cérebro, é a criação de emoções em robots. Será que isto é possível?

Já vi um robot que perseguia linhas e fitinhas ficar extremamente zangado e emitir luzinhas e sons diabólicos quando não conseguia cumprir o seu objectivo...mas seria a sua ira verdadeira? Não... O robot foi programado para ter aquele comportamento cada vez que saía da linha, e tudo é à base de códigos numéricos, de programação.

Não se sabe se em nós humanos, as emoções e sentimentos se regem à base de números, pois enquanto que o robot tem um funcionamento mais simples, demonstrando sentimentos adequados de acordo com contextos específicos, o humano insere-se em inúmeros contextos diferentes e demonstra variadíssimos comportamentos diferentes de acordo com a situação...muitos contextos relacionam-se pelas emoções, tal como muitas emoções se relacionam pelo contextos... É uma rede de informação demasiado complexa para ser feita apenas de números...para além de que fomos nós que os inventámos...

A inteligência artificial e a robótica permitem-nos apenas hipotetizar (não sei se esta palavra existe) fenómenos que ocorrem no nosso cérebro...

Para mais informações, aconselho a leitura daquele livrinho a que já aqui fiz bastantes referências "A Alma está no Cérebro" de Eduardo Punset

terça-feira, 20 de julho de 2010

Curiosidade científica do dia

Se colocarmos um saco de plástico com água por cima de uma fogueira, este não derrete, sendo isto uma boa forma de ter água quente num acampamento sem grande esforço.

O saco não derrete pois o a temperatura da água vai ser sempre inferior à do fogo, (e o saco está em contacto com a água) e esta apenas aquece, mas nunca atingindo uma temperatura suficiente para chegar ao "ponto de fusão" do plástico.

Frase Científica do Dia

"A ciência é muito mais uma maneira de pensar, que um conjunto de sabedoria" Carl Sagan

Power Planets

Ora aqui está mais um jogo! No Power Planets o objectivo é criar um planeta, fazer a gestão dos seus recursos e investigação de aspectos a melhorar nas construções, de forma a torná-lo um planeta eficiente e limpo. Outra das características deste jogo é que esta gestão é feita num prazo de dois dias, sendo que ao fim destes recebemos um novo planeta para cuidar, e o nosso viajará para as mãos de alguém. Com isto pretende-se a união das nações na sensibilização para a preservação do nosso planeta.

Experimenta o Power Planets

Frase filosófica do dia

"A primeira lei da Natureza é a tolerância, já que temos todos uma porção de erros e fraquezas" Voltaire

New

Precisamente por andar a ler blogues que metem bastante piada e onde se pode passar um bom bocado, decidi colocar uma listinha de blogues que acho fofos, e que aconselho a visita, na barra da esquerda!

A Ciência por detrás do Humor


A ideia de publicar algo sobre isto já me persegue há uns meses, desde que li um capítulo dedicado a isto no livro "A Alma está no Cérebro" de Eduardo Punset.

Nunca ninguém se questionou porque é que o fulano tal faz rir mais pessoas, e conta as anedotas mais fantásticas e hilariantes, ou porque é que nos rimos de uma piada seca, sendo esta tão ridícula?

Basicamente, porque é que o humor nos faz rir?

A resposta é simples, acho eu. No nosso dia-a-dia estamos habituados a ver "as coisas como elas são", e a esperar delas um objectivo, e passo a explicar: quando lemos um livro e viramos a página, o nosso cérebro já previu que após virar a página, existiria outra página semelhante, feita de papel, e não um um corpo estranho tipo gelatina. Seria ridículo se encontrássemos gelatina com as letras da canja, em vez de uma folha de papel normal! e isso acontecesse, certamente ficaríamos surpreendidos! E é aqui que está a chave no sucesso do humor: saber surpreender as pessoas, contando-lhes coisas que elas não esperavam ouvir, fazendo combinações ridículas com as palavras, imitando figuras, que os outros não esperavam ver.

E porque é que alguns riem da mesma piada, e outros não? Aqui entram em jogo diversos factores, e o nosso sistema límbico, que controla as emoções entra em acção: se estamos mal humorados, tristes ou zangados, ou se já experimentamos a sensação de rir daquela piada ou de outra semelhante ou se não acharmos piada às coisas sem sentido, certamente que o rir será mais complicado, mas, no entanto, por outro lado, se estivermos nesse estado deprimente, o nosso cérebro também tem a capacidade de o compensar, criando a necessidade de ouvir uma boa piada, ou algo sem nexo, para assim estimular as nossas boas emoções, de forma a retornar ao equilíbrio. A personalidade de cada um, como é óbvio também tem influência, sendo umas pessoas mais facilmente surpreendidas que outras.

E para conferir algum humor aqui ao post, já que a minha capacidade de fazer rir as pessoas deixa muito desejar, deixo aqui dois vídeos de grandes humoristas portugueses, o Marco Horácio e o Ricardo Araújo Pereira, que pelas figuras que fazem, e pelas maneiras de falar estranhas e pelo ridículo, nos surpreendem!





E por último, as expectativas que temos de um humorista também se traduzem num maior sucesso deste, pois, mais uma vez, é tudo psicológico: se eu ao ler os nomes de humoristas como Marco Horácio ou Ricardo Araújo Pereira, me mentalizar que me vou rir com as piadas deles, a probabilidade de isso acontecer sobe bastante.

Microondas

Afinal, comer alimentos cozinhados ao microondas faz bem ou mal?

As microondas são ondas electromagnéticas, que no espectro estão situadas após a radiação infravermelha, e precedem as ondas rádio, ou seja, a radiação emitida pelas microondas é mais fraca, possui menos energia e maior comprimento de onda, que a radiação visível, que a nós nos permite ver as cores e a luz propriamente dita.

Mas assim, porque é que nós não cozemos, ou os nossos alimentos não se cozinham apenas com a luz visível, já que esta é mais energética?

O forno microondas apenas envia uma maior quantidade de radiação em menos tempo, dependendo da potência deste, e o processo de aquecimento e cozedura dos alimentos é baseado na agitação que uma molécula muito gira, chamada água.

Todos os alimentos possuem água na sua constituição. As moléculas de água encontram-se dispersas e organizadas no seio das outras substâncias. A radiação das microondas provoca uma agitação das moléculas e uma organização destas de acordo com o campo eléctrico gerado (esta molécula é bipolar, possui um pólo positivo, e um negativo). Se existe uma grande agitação destas moléculas, a probabilidade destas chocarem aumenta bastante, e são estes choques e esta fricção, que vão gerar e libertar o calor que se vai propagar ao alimento e o vai aquecer...

Quanto aos perigos da comida aquecida em fornos microondas....ora...aí a coisa complica... se esta energia é suficiente para libertar electrões de metais, organizar moléculas de água, e aquecer alimentos em tempo record, o que acontecerá às moléculas dos próprios alimentos? são destruídas? Reorganizam-se? Alteram-se? Deviam fazê-lo? Para responder a estas perguntas e aconselhar toda a gente a que não coma alimentos ou beba líquidos aquecidos ao microondas, recomendo uma visita a este site Radiação dos Fornos Microondas

Mas basicamente, o que acontece é isto:
Esta energia é suficiente para que ocorram alterações e reorganizações nas moléculas dos alimentos, o que vai provocar uma certa instabilidade nos núcleos dos seus átomos, e provocar o decaimento radioactivo de alguns elementos, embora em "reduzida quantidade"
A ingestão dos mesmos vai levar a que este decaimento (libertação de radiação pelas moléculas do alimento) ocorra no interior do nosso organismo. Os nossos glóbulos brancos, ou leucócitos vão tentar combater esta alteração, mas poderão não evitar que esta provoque divisões descontroladas de células (estou a falar do aparecimento de células cancerígenas).
Para além do risco de padecer de cancro aumentar bastante com a ingestão de grandes quantidades de comida aquecida em microondas, o nosso sistema imunitário sofre uma quebra, e poderá não conseguir dar resposta a outros problemas nem proteger o nosso corpo devidamente.

Muito cuidadinho com o microondas lá de casa, utilizar uma vez por dia, e não mais.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Facebook


Agora apetece-me dizer mal do facebook...e porquê? porque houve alguém que teve uma ideia brilhante de espalhar uma mensagem para alarmar toda a gente sobre um suposto vírus que apaga o sistema todo e tal... A mensagem é a seguinte, copiada tal e qual do mural de notícias:


"HÁ UM VIRUS NO FACEBOOK. TRATA-SE DE UM TROIANO QUE SE CHAMA KOOBFACE. ESTE VIRUS ROUBA-TE TODA A TUA INFORMAÇÃO, INVADIRÁ O TEU SISTEMA E DEIXARÁ DE FUNCIONAR. POR FAVOR NÃO O ABRAS "BARAK OBAMA CLINTON SCANDALL" E "SMART GIRL 15" NAO ACEITES É UM VIRUS. SE ALGUEM O ACEITAR APANHAREMOS ESSE VIRUS. POR FAVOR COPIA E ......COLOCA NO TEU MURO PARA EVITAR QUE FIQUEMOS CONTAGIADOS. OBRIGADO"

Em primeiro lugar, apetece-me dizer mal disto...depois, adoraria criticar pessoalmente o ignorante que se lembrou de espalhar estas coisas...

Isto é mentira porque:
  1. Não dá para fazer uploads de programas no facebook, portanto, como qualquer vírus é um programa, não dá para fazer uploads de vírus no facebook.
  2. Se hipoteticamente existisse um vírus desta natureza, quem deu conta dele não teria tempo de contar a história num mural de facebook, para além de que o vírus descrito ter-se-ia disseminado muuuuuuuito mais depressa que esta mensagem de aviso
  3. Ora, o facebook é uma rede social assim...tipo..."global", portanto, engloba o mundo inteiro, e não é qualquer jogador de playstation que penetra assim no sistema de funcionamento do facebook (refiro-me aos "hackers"), ainda para mais português (claro, que há muitos que se destacam na área da informática, por exemplo o.....não, esse não, mas o......talvez...nah...agora não me lembro, mas deve haver...), e que consiga fazer um upload de um vírus ou de o criar num campo do farmville, para o disseminar pelo mural de toda a gente, para que quem tem curiosidades sobre a orientação sexual do Obama acabe de uma vez com o facebook...
Juizinho também dava jeito!

Placas de Indução

Como agora está na moda substituir o tradicional fogão a gás por placas de indução, uma leitora perguntou-me como funciona uma placa de indução, e se é ou não mais eficiente que o fogão a gás.

O mecanismo de funcionamento é muito simples: como quem tem uma destas placas sabe, os tachos que podem lá ser colocados têm de ter um fundo que seja atraído por ímanes. A placa, como é ligada à corrente eléctrica, vai criar um campo electromagnético (indução electromagnética) entre a base da placa e o fundo do tacho, e que vai aquecer somente o tacho, pelo que evita as perdas de calor pela placa. É muito mais eficiente por este motivo, porque, como há muito menos energia dissipada para o exterior, acaba por se fornecer menos energia para o mesmo efeito.

Outras vantagens deste sistema é a rapidez de cozedura dos alimentos, a menor quantidade de loiça danificada e maior segurança, no que respeita à utilização por crianças.

Curiosidade científica do dia

As baratas têm uma resistência cem vezes maior à radioactividade do que os seres humanos. São também consideradas fósseis vivos, porque permaneceram semelhantes aos seus ancestrais de há milhões de anos, e continuam vivas!

Cell Craft

Este é o primeiro jogo que aqui apresento. Chama-se Cell Craft, joga-se online, e o objectivo é criar uma célula híbrida que consiga sobreviver a invasões de vírus. Este jogo, apesar de virtual, consegue ensinar alguma coisinha sobre células, já que tanto os organitos presentes nestas, a membrana, a gestão da energia e todo o metabolismo se processa de modo idêntico ao que acontece no organismo e numa célula verdadeira. Tem 8 níveis de crescente dificuldade. Vale bem a pena experimentar :D

Frase Científica do Dia

"O importante não é parar de questionar. A curiosidade tem a sua própria razão de existir" Albert Einstein

Frase Filosófica do Dia

"O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros." Confúcio

Elemento do Mês

Outra novidade deste blog foi a criação das páginas, para facilitar ao leitor a procura de artigos e daquilo que deseja.

Decidi também colocar aqui, mensalmente, informação sobre um elemento da Tabela Periódica, escolhido aleatoriamente.
O elemento deste mês vai ser o Ósmio (Osmium)
Ora, este elemento um quanto estranho e invulgar, de símbolo químico "Os", possui número atómico 76 e encontra-se to grupo 8, período 6 e bloco d da tabela periódica. Faz parte dos chamados metais de transição e foi descoberto por Smithson Tennant em 1803.

É extraído do "iridiósmio" (um composto com ósmio e irídio) e apenas encontrado na América, Canadá, nos montes Urais da Rússia e na Colômbia...Basicamente é aplicado nas agulhas das bússolas, nas penas das canetas, nas agulhas dos discos de vinil, mas raramente na forma pura.

O composto mais utilizado onde este elemento está presente é o tetróxido de ósmio, bastante tóxico, e que serve para detectar impressões digitais, tingimento de tecidos orgânicos e técnicas de microscopia.

Em termos físicos é bastante denso, frágil e brilhante, e é extraído na forma de pó, tem ponto de fusão de 3033ºC e de ebulição 5012ºC. Encontra-se associado à platina e ao irídio

domingo, 18 de julho de 2010

Vídeo da Semana



Stephen Witshire é um indivíduo a quem foi diagnosticado autismo, e que possui uma memória fotográfica excepcional... O cérebro dele só encontra esta maneira de comunicar com o mundo... Possui este enorme poder de compensação...fantástico, o filme! Todo o desenho foi feito de memória, e o panorama visto apenas uma vez!

Frase do dia

Bem, em resposta à sugestão de um leitor, e que foi do meu agrado, decidi criar esta espécie de separador, em que diariamente vai ser publicada a frase filosófica do dia, a frase científica do dia (proferida por alguém ligado à ciência) e a curiosidade científica do dia (e já agora, o vídeo da semana :D)

Então, cá vai a 1ª frase filosófica do dia:

"O homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio." François Rabelais


1ª frase científica do dia:

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário" Albert Einstein


E por fim, a 1ª curiosidade científica do dia:

O menor coração do reino animal é o do beija-flor, que chega a bater até mil vezes por minuto!


E pronto! Disto há mais amanhã! Entretanto vou postar o 1º vídeo da semana

O tamanho importa?

Na verdade não...

O CÉREBRO, órgão fantástico, ocupa cerca de 4kg num indivíduo adulto, mas estes 4kg variam de adulto para adulto, ou seja, o tamanho do cérebro de cada pessoa não é um valor constante...umas têm um cérebro grandinho, outras nem por isso...mas será que maior tamanho significa maior capacidade?

Nop...nem de longe! Isto porque aquilo que aprendemos fica armazenado nos "sulcos", naquelas cavidades "enterradas" no seio da massa cinzenta. À medida que uma pessoa envelhece, ou à medida que adquire e assimila grandes quantidades de informação, esses "sulcos" acentuam-se e aprofundam. De resto, o cérebro tem o mesmo objectivo quer seja grande, quer seja pequeno, quer tenha muitas cavidades ou não: sobrevivência! Normalmente, o tamanho do cérebro é proporcional ao tamanho do corpo do indivíduo, ou do animal.

Basta pensar em Einstein... este indivíduo era medíocre na escola, mas, no entanto, revelou-se um dos maiores génios da história, pois fez descobertas e elaborou novas concepções de ver o mundo, que hoje são essenciais para compreender o seu funcionamento... O cérebro de Einstein pesava...1,230kg...ora...era pequenino...mas nem por isso menos importante.
É interessante ler mais sobre isto. Visitem o site: Porque Einstein foi um génio e verão que este cérebro era um tanto peculiar, e algo diferente do nosso!

(E, no entanto, conheço pessoas autênticamente "cabeçudas", que não são capazes de realizar uma simples equação matemática...)

Em relação aos animais...

  • a baleia azul possui um cérebro de 7/9kg, e utiliza-o, não para actividades complexas, mas para poder controlar as 180 toneladas de corpinho que possui.
  • o golfinho possui um cérebro de 1,75kg, aproximadamente, e realiza actividades mais complexas que a baleia. Possui o dobro dos neurónios e de circunvoluções e um córtex muito maior e mais complexo do que o do homem. Pensa-se que é tão inteligente como nós.
  • A formiga é o ser que possui o maior cérebro, relativamente ao corpo e às suas proporções...ainda não foi muito bem estudada, mas as suas capacidades de interacção surpreendem.
Ainda há meio mundo por estudar, e uma das razões pela qual os cientistas realizam as suas experiências em cérebros de ratos, é porque estes são muito parecidos com os nossos, embora dezenas de vezes mais simplificados!

Fontes:
How Stuff Works
Porque Einstein foi um génio
BioCurioso
Golfinhos

Ventoinhas


Um leitor perguntou-me, pensando na minha dúvida sobre os rios, porque é que as ventoinhas também só provocam o deslocamento do ar para a frente.

O segredo está nas hélices, que não são planas, e possuem uma ligeira curvatura, o que faz com que o ar seja direccionado. Se estas hélices fossem estritamente planas, a ventoinha girava com muito maior velocidade, mas não provocaria o deslocamento do ar nem para a frente, nem para trás, mas sim para os lados.

Num barco ou numa canoa, a pagaia ou os lemes também não são planos, e a curvatura serve exactamente para direccionar a água com mais eficiência.

As ventoinhas de tecto, por outro lado, servem-se de "hélices" planas, ou placas, que tem um comprimento relativamente maior que as hélices da ventoinha "horizontal", mas que se encontram inclinadas, pois o objectivo, neste caso, é deslocar maiores quantidades de ar, para mais direcções.

O mecanismo de funcionamento dos exaustores é basicamente o mesmo, mas o objectivo é "sugar" o ar, daí que as hélices estejam viradas ao contrário.

Pessoalmente, considero as ventoinhas um objecto inútil, pois ocorre transformação de energia eléctrica em mecânica e térmica, esta última que é dissipada. Consomem e desperdiçam muita energia, para o único objectivo de nos refrescar... Em alternativa proponho um curto duche de água fria, ou beber água fresca..

PS: Tenho uma ventoinha no meu quarto :S

Mais sobre ventoinhas

Dúvidas I

Sempre tive algumas dúvidas que nunca me foram esclarecidas, ou pelo menos da maneira que eu queria, e gostava que quem partilhasse destas dúvidas comigo se manifestasse (assim como espero que quem souber as respostas o faça) :)

1. Se o campo magnético da Terra pode sofrer inversões, o mesmo pode acontecer com os dos ímanes lá de casa? Ambos os campos interagem?

2. Porque é que o rio (que tem menos caudal e menos força) corre para o mar, e não é o mar que corre para o rio?

3. Se os físicos dizem que no Universo a quantidade de matéria é superior à de anti-matéria (suposta razão da nossa existência), porque é que também dizem que por cada partícula de matéria existe uma de anti-matéria? (sim, ouvi isto na mesma palestra)

4. A energia de ligação entre os átomos de um sólido ou de um metal é forte até que ponto, quando libertada? (o que acontece se TODAS as ligações de um sólido ou metal se quebrarem ao mesmo tempo?)

5. Porque é que o tempo varia com a velocidade? (calma! eu sei a fórmula!, mas a minha dúvida é: porque é se conseguirmos atingir velocidades muito próximas da da luz, o tempo para nós abranda, em relação a quem vai mais "devagar", e se ultrapassarmos a velocidade da luz, o tempo para nós regride?) Quem diz "nós" diz "um corpo" que o consiga fazer.

Quando me lembrar de mais, o título do post terá um "II" ao lado da palavra "dúvidas", e assim sucessivamente :)

Batatas Fritas


Quem lê este título poderá pensar que não estou no estado normal, mas hoje apercebi-me que há muita coisa interessante para escrever em relação às batatas fritas!

É o seguinte: hoje ao fritar batatas, antes de as colocar na panela com o óleo, tive a dúvida se seria o momento certo para o fazer, porque não via o óleo ferver. Decidi colocá-las, e observei que o conteúdo da panela estava, de facto a ferver...No entanto, após retirar as batatas já fritas o óleo parecia novamente calmo e sereno, uma armadilha a um dedo descuidado que lá tocasse... Só depois entendi a física do processo de fritar batatas: o óleo nunca entra em ebulição, pois, após pesquisas, cheguei à conclusão que o seu ponto de ebulição está situado entre 260 e 400ºC, dependendo do tipo de óleo. Ora se o ponto de ebulição da água (pura) é 100ºC, e se as batatas, sendo um órgão de armazenamento da planta batateira, contêm água, é esta água que nos dá a sensação de fervura do óleo, mas de facto, este permanece sempre líquido, e somente a água presente nas batatas ferve...

PS: Estavam muito boas!

Aprender com a culinária