sábado, 17 de julho de 2010

Os primeiros porquês

Em primeiro lugar, e como consta da descrição ao lado, este blog vai servir essencialmente, entre outras coisas, para partilhar algumas curiosidades científicas e reflexões da minha pessoa.

Gostava de explicar o porquê deste título "Brainossoma", já que no endereço os leitores vêm escrito "Brainossome". Ora, a palavra inglesa "Brain" significa "cérebro" em português, e muitas das publicações deste blog serão sobre esta máquina fantástica que todos, acreditem ou não, possuímos algures. Em relação à segunda parte da aglutinação "ossoma", podem considerá-la uma parte de outra palavra acabada em "ossoma", como cromossoma, centrossoma, lisossoma...enfim, à vontade do freguês; por fim, a diferença nas línguas é basicamente porque me enganei na letra da imagem, e pretendo alterá-la quando tiver paciência :)

Em relação à imagem, acho que é bastante explícita, pois vão ser publicados artigos sobre variadas coisas relacionadas com várias áreas das ciências.

Uma coisa que está na moda e que este blog não vai respeitar, é o acordo ortográfico. Peço desculpa...mas não concordo com essas alterações, pois considero que a nossa língua portuguesa é perfeita como está (ou estava), e vou escrever como me têm vindo a ensinar desde há já 11 anos a escrever...

Outro tema que pode suscitar dúvidas é a credibilidades do que aqui é publicado. Em ralação a isto, não posso fazer nada. Cada um ou é céptico e não acredita em nada que possa provir de uma rapariga de óculos de sol, ou acredita nas fontes e comprova os factos por si mesmo...

Por último, e relacionado com a frequência nas publicações, desde já afirmo que estou em período de férias, e tenho bastante disponibilidade para me dedicar a isto, mas quando as aulas começarem, os posts vão quase de certeza deixar de ser publicados com muita frequência, pelo que desde já peço as minhas desculpas pelas futuras ausências...

2 comentários:

Anónimo disse...

vou comentar em relação ao acordo ortográfico .
realmente , porquê isso agora ? não estávamos bem como estávamos ? depois de imenso tempo a escrever de uma maneira , haviam de se pôr a corrigir os erros que acham existir !
GENTE , é uma POPULAÇÃO inteira que tem de se habituar a escrever de outra maneira ! não faz sentido nenhum mesmo !
Gosto do blog *

StarSuh disse...

É verdade Cáá. Eu considero que uma língua é rica quando é feita de mudança e aberta a novas altrações, mas não concordo nada com as do acordo ortográfico. Infelizmente não somos nós quem manda!

Obrigado*