domingo, 1 de agosto de 2010

Jornalismo e Privacidade


A minha pessoa às vezes tem a mania de reflectir, e o tema de hoje surgiu-me a partir de uma notícia que vi há uns dias sobre os 10 mais ricos de Portugal... Não só pegando nesta ponta, mas também na privacidade que os jornalistas "roubam" a quem a quer guardar, e a privacidade que os jornalistas expõem de qualquer maneira, de uma qualquer pessoa que pretenda ganhar dinheiro desta forma...

A vida das pessoas é um negócio, e acho triste dizer isto desta forma: os paparazzi por exemplo, ganham a vida a escarrapachar em revistas momentos humilhantes de alguém famoso... Os jornalistas (nomeadamente, as repórteres do FamaShow) ganham a vida a mostrar a vida luxuosa que os "ricos" levam, e uma revista qualquer mostra que afinal esses "ricos" não são assim tão ricos... E ainda mais interessante: há tertúlias (nomeadamente a cor-de-rosa) cujos membros ganham a vida a comentar a vida dos outros... Por favor......

Em relação à reportagem que mencionei, a mim não me interessa que o fulano tal seja milionário, o que tem ou não tem, o que faz por ter ou deixa de ter... Acho que ninguém tem nada a ver com o extracto bancário de pessoas que nem pessoalmente conhece, muitas vezes... Eles deixam? Pronto, problema deles... Se eu fosse um assaltante de categoria, e se visse televisão, escolhia logo os melhores alvos, conhecia os cantos às casas dos famosos, rotinas diárias... Mas não se preocupem, estamos em Portugal, e eu ainda nem o 12ºano tenho...

A culpa é dos jornalistas, ou de quem lhes impinge o trabalho de explorar a vida de alguém? Se eles o cumprem, estão a ser eles a ignorar o direito à privacidade que é de cada pessoa...A consciência deve ser terrível, mas o dinheiro até isso compra...é incrível...

PS: Atenção, que não tenho nada contra os famosos, nem actores e pessoal do género... Isso está relacionado com a exposição que cada emprego gera, mas, contudo, acho que essas pessoas também têm o direito à sua privacidade...

1 comentário:

Shadow disse...

Paparazzi já é plural... o singular é Paparazzo XD