segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Listerine - Uma bomba de perigos para a sua higiene oral

Listerine é um elixir para os dentes que é publicitado pelas televisões à relativamente pouco tempo. Eu já provei daquilo e afirmo que a sensação é absolutamente horrível. Não é nada fácil ter aquilo na boca por mais de 10 segundos. Perguntei-me o porquê de arder tanto, e efectuei algumas pesquisas na internet, que me deixaram boquiaberta, literalmente.

O porquê deste elixir causar tanta sensação de ardor na boca é devido ao facto deste conter a maior percentagem de álcool de todos os elixir comercializados em Portugal (aproximadamente 30%).

Porque é que isto constitui um perigo?
Em primeiro lugar, o álcool na nossa boca provoca a descamação da mucosa bucal e a sua degradação, bem como o desgaste e corrosão do esmalte (e consequentemente, provoca dentes amarelos). Em segundo lugar, foram relatados vários casos de cancro da boca, associados ao uso prolongado e excessivo de Listerine (o álcool aumenta ligeiramente o risco de padecer de cancro da boca, e tomar este flúor ou beber uns whiskies de vez em quando faz com que o efeito seja o mesmo).

Link comprovativo: Listerine e Cancro da Boca

Outra coisa interessante: este é dos tais elixir que elimina 99,9% das bactérias da nossa boca. Já referi aqui num post que a nossa boca tem um sistema de auto-defesa composto por bactérias boas, e que estas impedem e combatem algumas bactérias potencialmente patogénicas. Nós só devemos utilizar um elixir porque estas bactérias potencialmente patogénicas se escondem nos sítios mais "ermos" da nossa boca. Mas com este produto, estamos a eliminar praticamente todas as bactérias da nossa boca, incluindo as boas. Assim, da próxima vez que comermos ou abrirmos a boca, podemos não ter a boca preparada a tempo para combater as milhares de bactérias potencialmente patogénicas que lá entram...e o que pode acontecer é que algumas passem a ser patogénicas e causem infecções...

Quando à frescura do hálito: o álcool presente e a menta refrescam o hálito, sim, mas devido a esse mesmo álcool, esse efeito passa extremamente depressa (tipo uma hora ou duas, experiência própria)...

Fui também ao site do produto Johnson&Johnson, e, obviamente, a informação é controversa. Mas as justificações são engraçadas "mais de 130 estudos científicos comprovam que o produto não desequilibra a flora bucal"...pois...adorava saber o protocolo de alguns deles, já que há testemunhos de pessoas que ficaram com a boca numa lástima: Science Direct e Testemunho

Aqui está um estudozinho, bem explicado (é só traduzir) dos efeitos de Listerine:


Agora é uma questão do leitor acreditar naquilo que quiser...caso queira tomar Listerine, não deve abusar da dose.

Na minha opinião, acho que se existe tanta controvérsia à volta de um produto, é porque ele não é perfeito. Prefiro sempre jogar pelo seguro. Contudo, acho que o leitor deve ter espírito crítico, comprovar por si mesmo, e "pôr tudo em pratos limpos".

6 comentários:

Samuel Vidinha disse...

Por tudo isto é que eu desinfecto a minha linda boca com água ardente...

Remédio santo...

StarSuh disse...

LOL, lixívia também serve!

Anónimo disse...

listerine amarelar a boca é balela...experiência própria...quanto aos demais problemas não posso falar nada...

Unknown disse...

a questão de amarelar os dentes não sei, mas que arde la isso é, caramba isso é uma bomba mesmo, aconselho uso moderado.

Anónimo disse...

Listerine é um produto que só vende por marketing. Profissional sério e com conduta adequada, nunca indica listerine. Tudo que foi destacado nesse texto é verdadeiro e você pode até não sentir os efeitos de imediato, mas a médio e longo prazo, voice verá os efeitos. Ao comprar um enxágüe bucal, procure um que tenha apenas flúor, provitamina B5. Se está com mau hálito ou outro sintoma, vá ao dentista.

Sol disse...

Eu vou parar de usar estou com umas nao sao feridas nas sao bolhas dentro dos labios estou mto preocupada mesmo estou usando oncilon oral base e hoje me acendeu que pode ser o listerine nao vou usar mais vamos ver.