sábado, 28 de agosto de 2010

Nem Sempre Quanto Menos se Dorme Menos Sono se Tem


A quem é que não aconteceu já, dormir 4 ou 5 horas e acordar com as "pilhas recarregadas"?

Isto acontece porque, quando o nosso cérebro não recebe o seu repouso nas quantidades que precisa, ou seja, quando não dormimos as tais 8 a 10h, ele induz a libertação de cortisona e serotonina: hormonas do stress. O nosso corpo vai ficar mais alerta, mais activo devido ao stress. Podemos nessas alturas ter maior capacidade de concentração, raciocínio mais rápido...mas tudo tem um preço: o desgaste é enormíssimo. Privar o nosso corpo de dormir é fatal, e há certas investigações que afirmam que dormir pouco, diminui a longevidade, mas, em relação aos benefícios de dormir, falarei deles mais detalhadamente noutro post.

Ora, o desgaste causado pela privação do sono, bem como o stress do dia-a-dia são responsáveis pelo facto de nem sempre ficarmos de "pilhas recarregadas" quando dormimos as tais 4 ou 5 horas.

De qualquer modo, aconselhava a dormir sempre as 8 a 10h, porque uma estabilidade na concentração, uma estabilidade emocional, uma estabilidade física e uma estabilidade psicológica trazem muito mais benefícios do que os balanços stressantes a que o corpo e mente estão sujeitos quando não repousam o tempo suficiente.

Fonte: "A Alma está no Cérebro" de Eduardo Punset

Sem comentários: