domingo, 17 de outubro de 2010

Pé-de-atleta

M.O.C fungo do pé-de-alteta, 40x

Para quem não sabe, o pé de atleta é uma infecção fúngica que ocorre essencialmente na planta e entre os dedos dos pés, devido a pequenos esporos destes fungos que penetram nos poros da nossa pele, e se alimentam da nossa queratina. É contagioso devido ao facto de estes esporos serem um pouco imprevisíveis: não os vemos, eles tanto podem sair facilmente do pé, como entrar. Uma pessoa pode ficar infectada por pé-de-atleta se andar descalso em sítios públicos, com muita gente, quentes e húmidos. No entanto, mesmo os chinelos não são suficientes para prevenir esta infecção. É mais comum nos desportistas, porque os balneários são um ninho para estes bichinhos.

M.O.C dois tubos polínicos em pormenor, 160x
Para curar o pé-de-atleta, há diversos produtos no mercado, normalmente químicos, como pomadas (a mais conhecida: Canestene), e os métodos caseiros de esfregar alho, lavar o pé com uma solução aquosa de bicabornato de sódio (água com fermento)...entre outros...uns eficazes, outros nem por isso.

Devido ao facto de a minha pessoa ter padecido desta infecção por largos meses e de ter tentado todo o tipo de tratamentos químicos e caseiros, sem resultados, resolvi investigar e arranjar um método, que, em mim se revelou bastante eficaz e rápido, não prejudicial nem à pele, nem ao ambiente, nem com efeitos secundários.

M.O.C outra espécie de fungo do pé-de-atleta 40x
Todo o tipo de fungos sobrevive se as condições do meio onde estiver lhe forem favoráveis. Neste caso, os preferidos do pé-de-atleta são os quentes e húmidos, como dos balneários. No entanto, se a temperatura descer até um certo ponto, abaixo de cerca de 17ºC, eles não se conseguem desenvolver; por outro lado, se a temperatura rondar os 70ºC, eles morrem automaticamente.

Em termos da utilização de compostos químicos, o Iodo e os compostos iodados são tóxicos para a maioria dos microrganismos, incluindo os fungos. Estou, portanto, a falar do Betadine.

Agora, juntando as partes, conseguimos arranjar um método de cura que se baseia no seguinte:
Colocar gelo na área afectada por 10 minutos
De seguida aquecer água até cerca de 70/ 80ºC
Colocar cerca de meio litro de água quente num recipiente, e adicionar 1/4 da embalagem de betadine.
M.O.C Tubo polínico contendo um esporo, 160x
Agitar e colocar lá o pé (esta temperatura é suportável pela nossa pele, é a mesma que usamos para escaldar o pé).
Por fim, aguentamos o máximo de tempo possível, até a água arrefecer...

O fungo fica "adormecido" com o gelo, e com a mudança brusca de temperatura, ainda para mais para uma temepratura fatal, não tem tempo de reagir, e morre. Como a pele quente fica bastante mole e dilatada, os esporos saem facilmente e rapidamente da pele.

Por experiência própria, fazendo isto 2 vezes por semana durante 3 semanas o pé-de-atleta desaparece. Inclusivé, tive a oportunidade de remover um dos fungos do meu pé e de o observar ao miscroscópio. (Ver imagem)

Os vapores libertados aquando da adição de Betadine são irritantes para os olhos. No entanto, purificam o ar, e não há qualquer problema.

Bibliografia:
R.King Noel et al, Microbiologia, Conceitos e aplicações, vol.1, Edição Pearson McKrom Books

3 comentários:

Fred disse...

MEGA util Sofia!!! xD Se algum dia tiver, muitissimo obrigado ;) já sei a ke "médica" irei a próxima x ke precisar de alguma coisa xP

Bjs Fred

StarSuh disse...

LOL, Obrigado Fred! Mas mesmo assim aconselho-te a recorreres a médicos mesmo a sério, dependendo das coisas que precisares!

O próximo passo é investigar formas de acabar com estes bichos horríveis, nas piscinas e nos balneários... Se pudéssemos pôr tudo dentro de uma autoclave...LOL

Beijinhos

Anónimo disse...

Quais os riscos de usar o betadine ? estou com medo de dar uma reação alérgica ou algo do tipo.