quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Tudo precisa de amor

Porque é que quando amamos uma planta, ela cresce mais forte e saudável, ou porque é que quando fazemos um cozinhado "com amor" ele sai perfeito e saborosíssimo?

Para responder a estas e outras perguntas, importa referir que nem nas plantas, nem nos cozinhados, neste caso, existe um centro controlador de emoções ou de empatia...quero com isto dizer que as plantas ou os bolos não possuem um cérebro, não possuem um córtex, não possuem nervos sensoriais, e não sentem.

Mas então, porque é que aqueles fenómenos acontecem? A culpa é nossa, simplesmente: quando fazemos ou cuidamos de algo "com amor", nós próprios desenvolvemos uma confiança e empenho no que estamos a fazer, e atribuímos uma atenção especial, que detecta erros e está mais atenta a potenciais perigos que possam afectar o desenvolvimento daquilo que pretendemos. Assim, se eu cuidar de um jardim "com amor", vou ter o cuidado de regar as plantas convenientemente, arrancar as ervas daninhas mais frequentemente, fertilizar devidamente as plantas...enfim, dar mais atenção àquilo que gosto.

Outro exemplo: se eu cozinhar um bolo "com amor", vou ter muito mais atenção às medidas dos ingredientes, ao modo como os vou misturar, e ter a atenção para não o queimar. Ele sairá, obviamente mais saboroso. E se por acaso o oferecer a alguém, entra em jogo a empatia e a sintonia entre essa pessoa e eu, pois ela vai deduzir que eu tive cuidado (o tal "carinho") a fazer aquele bolo, e criará grandes e boas expectativas em relação ao seu sabor. Como aqui pode entrar em jogo aquela "mentalização" de que o bolo está óptimo, o bolo, mesmo que esteja intragável, pode até saber optimamente :)

Resumindo: tudo precisa de amor...do nosso empenho, do nosso cuidado e da nossa atenção!

Fonte: "A Alma está no Cérebro" de Eduardo Punset

3 comentários:

Samuel Vidinha disse...

Já actualizavas isto...

StarSuh disse...

Calminha! Tenho 4 artigos começados, estou acabar de ler um livro para poder concluir um deles, e vou publicar um já de seguida

StarSuh disse...

Calminha! Tenho 4 artigos começados, estou acabar de ler um livro para poder concluir um deles, e vou publicar um já de seguida