domingo, 18 de julho de 2010

Dúvidas I

Sempre tive algumas dúvidas que nunca me foram esclarecidas, ou pelo menos da maneira que eu queria, e gostava que quem partilhasse destas dúvidas comigo se manifestasse (assim como espero que quem souber as respostas o faça) :)

1. Se o campo magnético da Terra pode sofrer inversões, o mesmo pode acontecer com os dos ímanes lá de casa? Ambos os campos interagem?

2. Porque é que o rio (que tem menos caudal e menos força) corre para o mar, e não é o mar que corre para o rio?

3. Se os físicos dizem que no Universo a quantidade de matéria é superior à de anti-matéria (suposta razão da nossa existência), porque é que também dizem que por cada partícula de matéria existe uma de anti-matéria? (sim, ouvi isto na mesma palestra)

4. A energia de ligação entre os átomos de um sólido ou de um metal é forte até que ponto, quando libertada? (o que acontece se TODAS as ligações de um sólido ou metal se quebrarem ao mesmo tempo?)

5. Porque é que o tempo varia com a velocidade? (calma! eu sei a fórmula!, mas a minha dúvida é: porque é se conseguirmos atingir velocidades muito próximas da da luz, o tempo para nós abranda, em relação a quem vai mais "devagar", e se ultrapassarmos a velocidade da luz, o tempo para nós regride?) Quem diz "nós" diz "um corpo" que o consiga fazer.

Quando me lembrar de mais, o título do post terá um "II" ao lado da palavra "dúvidas", e assim sucessivamente :)

Sem comentários: