domingo, 18 de julho de 2010

Ventoinhas


Um leitor perguntou-me, pensando na minha dúvida sobre os rios, porque é que as ventoinhas também só provocam o deslocamento do ar para a frente.

O segredo está nas hélices, que não são planas, e possuem uma ligeira curvatura, o que faz com que o ar seja direccionado. Se estas hélices fossem estritamente planas, a ventoinha girava com muito maior velocidade, mas não provocaria o deslocamento do ar nem para a frente, nem para trás, mas sim para os lados.

Num barco ou numa canoa, a pagaia ou os lemes também não são planos, e a curvatura serve exactamente para direccionar a água com mais eficiência.

As ventoinhas de tecto, por outro lado, servem-se de "hélices" planas, ou placas, que tem um comprimento relativamente maior que as hélices da ventoinha "horizontal", mas que se encontram inclinadas, pois o objectivo, neste caso, é deslocar maiores quantidades de ar, para mais direcções.

O mecanismo de funcionamento dos exaustores é basicamente o mesmo, mas o objectivo é "sugar" o ar, daí que as hélices estejam viradas ao contrário.

Pessoalmente, considero as ventoinhas um objecto inútil, pois ocorre transformação de energia eléctrica em mecânica e térmica, esta última que é dissipada. Consomem e desperdiçam muita energia, para o único objectivo de nos refrescar... Em alternativa proponho um curto duche de água fria, ou beber água fresca..

PS: Tenho uma ventoinha no meu quarto :S

Mais sobre ventoinhas

Sem comentários: