terça-feira, 20 de julho de 2010

Microondas

Afinal, comer alimentos cozinhados ao microondas faz bem ou mal?

As microondas são ondas electromagnéticas, que no espectro estão situadas após a radiação infravermelha, e precedem as ondas rádio, ou seja, a radiação emitida pelas microondas é mais fraca, possui menos energia e maior comprimento de onda, que a radiação visível, que a nós nos permite ver as cores e a luz propriamente dita.

Mas assim, porque é que nós não cozemos, ou os nossos alimentos não se cozinham apenas com a luz visível, já que esta é mais energética?

O forno microondas apenas envia uma maior quantidade de radiação em menos tempo, dependendo da potência deste, e o processo de aquecimento e cozedura dos alimentos é baseado na agitação que uma molécula muito gira, chamada água.

Todos os alimentos possuem água na sua constituição. As moléculas de água encontram-se dispersas e organizadas no seio das outras substâncias. A radiação das microondas provoca uma agitação das moléculas e uma organização destas de acordo com o campo eléctrico gerado (esta molécula é bipolar, possui um pólo positivo, e um negativo). Se existe uma grande agitação destas moléculas, a probabilidade destas chocarem aumenta bastante, e são estes choques e esta fricção, que vão gerar e libertar o calor que se vai propagar ao alimento e o vai aquecer...

Quanto aos perigos da comida aquecida em fornos microondas....ora...aí a coisa complica... se esta energia é suficiente para libertar electrões de metais, organizar moléculas de água, e aquecer alimentos em tempo record, o que acontecerá às moléculas dos próprios alimentos? são destruídas? Reorganizam-se? Alteram-se? Deviam fazê-lo? Para responder a estas perguntas e aconselhar toda a gente a que não coma alimentos ou beba líquidos aquecidos ao microondas, recomendo uma visita a este site Radiação dos Fornos Microondas

Mas basicamente, o que acontece é isto:
Esta energia é suficiente para que ocorram alterações e reorganizações nas moléculas dos alimentos, o que vai provocar uma certa instabilidade nos núcleos dos seus átomos, e provocar o decaimento radioactivo de alguns elementos, embora em "reduzida quantidade"
A ingestão dos mesmos vai levar a que este decaimento (libertação de radiação pelas moléculas do alimento) ocorra no interior do nosso organismo. Os nossos glóbulos brancos, ou leucócitos vão tentar combater esta alteração, mas poderão não evitar que esta provoque divisões descontroladas de células (estou a falar do aparecimento de células cancerígenas).
Para além do risco de padecer de cancro aumentar bastante com a ingestão de grandes quantidades de comida aquecida em microondas, o nosso sistema imunitário sofre uma quebra, e poderá não conseguir dar resposta a outros problemas nem proteger o nosso corpo devidamente.

Muito cuidadinho com o microondas lá de casa, utilizar uma vez por dia, e não mais.

Sem comentários: